A inteligência artificial na educação

Se alguém te falasse há vinte atrás que hospitais, a educação e outros serviços essenciais um dia se tornariam online, você acreditaria nessa pessoa? Atualmente, a tecnologia está altamente avançada e realizou profundas mudanças em nossas vidas. A inteligência artificial (IA) realizou um impacto massivo nas indústrias e também ajudou a revolucionar a educação. Isso mudou o modo no qual o aprendizado é realizado e o jeito dos estudantes de aprender. A IA na educação ajuda a criar melhores resultados e uma melhor experiência no aprendizado.

Algumas pessoas acreditam que as IAs irão substituir profissionais e acabar com profissões existentes. Isto, contudo, é um equívoco. A inteligência artificial atua como ajudante e abre perspectivas para inúmeras oportunidades e ações.

IA na educação - Vantagens e benefícios da Inteligência Artificial na educação

“Nossa inteligência é o que nos torna humanos, e a inteligência artificial é uma extensão desta qualidade”

O papel que uma IA possui redefinindo a educação não pode ser exagerado. Ela ajuda ambos professores e estudantes. Otimizando e agilizando o processo de aprendizado, ela traz facilidade para o assunto.

Vamos dar uma olhada nas maiores vantagens da inteligência artificial na educação:

Melhor interação

A inteligência artificial na educação ajuda a tornar as aulas mais interativas. Existem estudantes que têm receio de realizar perguntas ou se expressarem. Com a IA, existem diversas plataformas e ferramentas disponíveis no qual os estudantes podem fazer perguntas sem medo de serem julgados.

Feedbacks também são um processo mais fácil com uma inteligência artificial. Receber e dar feedbacks aos estudantes tornou- se extremamente fácil com ferramentas alimentadas por IA.

Personalização

Descobrir o que os estudantes precisam, o que eles sabem e o que não sabem é mais fácil e prático com uma inteligência artificial. Os professores podem criar planos para atenderem os estudantes adequadamente. Usando uma IA, você pode analisar e reconhecer problemas e conceber estratégias que atendem especificamente cada um dos alunos.

Automação

Ser professor não é tarefa fácil. Existem diversas responsabilidades e deveres que um professor deve cumprir. A inteligência artificial na educação tem ajudado a automatizar tarefas redundantes e isto tem ajudado aos professores economizarem tempo e esforço. Isto ajuda os professores a focar nos importantes aspectos no processo de aprendizado.

Esta é uma das melhores vantagens da inteligência artificial na educação. Quando professores precisam trabalhar manualmente em tarefas como a chamada, distribuição de notas e etc. Por exemplo, existem ferramentas no aplicativo Grammarly que sublinham erros gramaticais e isto torna a avaliação de redações mais fácil. Simultaneamente, existem múltiplas ferramentas e plataformas alimentadas por uma inteligência artificial que tornam a vida dos professores muito mais fácil e efetiva.

Maior engajamento

A inteligência artificial na educação ajuda a melhorar o engajamento dos estudantes. O engajamento dos estudantes é fundamental para tornar o processo de aprendizado eficiente e efetivo. Um maior engajamento ajuda a criar um ambiente de aprendizado melhor, além de melhores resultados no processo de ensino dos estudantes. Ajudando a coletar dados relevantes e analisar padrões de comportamento e da mesma forma, a IA ajuda professores a entender e compreender melhor seus estudantes. Isto torna mais fácil para os professores se conectarem com seus alunos estabelecendo um bom relacionamento. Existem ferramentas de análises baseadas em inteligências artificiais que ajudam a entender os níveis de produtividade e isto é um imenso benefício. Pode-se dizer que ajuda a tornar as coisas tangíveis e que por si só é um grande feito.

A essência da educação é criar indivíduos capacitados que consigam enfrentar situações e resolver problemas na vida real. A inteligência artificial ajuda a tornar a educação mais efetiva e a agilizar processos. A educação evoluiu nos últimos anos e está seguindo na direção certa. Professores estão cheios de recursos e conseguem tirar o melhor proveito da situação dada. No cenário atual, professores migraram para plataformas e aplicativos de ensino online para administrar aulas. Eles estão equipados com todo o conhecimento necessário. É necessário adaptar-se às mudanças e alterar os métodos e estratégias em conformidade para que se alcance o máximo de eficiência.