Como tornar as aulas online mais interessantes

Como tornar as aulas online mais interessantes - dicas para professores virtuais

  • Teachmint
    Teachmint

Os modelos de aprendizagem vêm sendo reinventados para adaptarem-se às diversas mudanças que têm acontecido pelo mundo. Desde o início da pandemia do Coronavírus, a adesão à metodologia de ensino virtual vêm crescendo exponencialmente, agradando uma grande parcela da população.

Apesar da facilidade e praticidade que o ensino à distância nos traz, muitos professores se preocupam com o engajamento de seus alunos nas aulas virtuais. Afinal, como deixá-los interessados na presença de tantas distrações à disposição? Esse questionamento tem sido cada vez mais frequente.

Hoje, contamos com diversas ferramentas e metodologias de ensino que permitem uma melhor experiência para os alunos nas aulas virtuais. Pensando nisso, listamos aqui algumas práticas e caminhos para tornar as aulas online mais interessantes:

Promova a participação dos estudantes

Permitir aos estudantes que interajam frequentemente com as aulas virtuais tem o poder de torná-los mais engajados. Compartilhar o conteúdo previamente às aulas para que os alunos estudem e deixá-los expressarem sua opinião em sala é uma ótima maneira de fazer com que eles falem e se abrem mais. Inicie debates, quizzes, discussões e quaisquer atividades que os permitam expor seus pensamentos.

Garantir que todos os alunos se sintam envolvidos pelas atividades também é importante. Assim, o desejo de participar das discussões em aula irá aumentar em cada um deles. Isto garante que os alunos estudem, absorvendo todo o conteúdo, para que assim participem plenamente das aulas.

Além disso, trabalhos coletivos como esses têm a capacidade de estimular os alunos a respeitarem as diferenças e trabalhar com diferentes pontos de vista, além de desenvolver a escuta ativa. Estas atividades também fortalecem a prática da argumentação e permitem que os alunos aprendam a viver melhor em sociedade.

Abuse dos conteúdos de mídia disponíveis online

A internet conta com uma imensa gama de conteúdos disponíveis, seja grátis ou por um preço acessível. E uma aula com ricas e diversas fontes de conteúdo é sempre mais interessante. Isso porque as imagens, quando em movimento, tem a capacidade de prender a atenção do telespectador.

Dessa forma, explorar e aprofundar-se em conteúdos como filmes, séries, livros, revistas, fotografias, música, literatura, artes e etc. pode transformar as aulas online.

Além disso, indique atividades extracurriculares

Além dos professores, o avanço da aprendizagem também depende de leituras particulares e estudos complementares. Ao indicar materiais complementares aos alunos, eles terão mais incentivo para buscar entender sobre o assunto que lhe foi passado em aula.

Além disso, os materiais extracurriculares dão aos alunos o poder de escolher a maneira no qual sentem mais facilidade de aprender o conteúdo. Seja por filmes, documentários ou livros.

Contextualize e exemplifique

Acredita-se que todo indivíduo aprende mais rapidamente ao relacionar assuntos estudados com situações vividas em seu cotidiano. Ao criar esta conexão exemplificando os conteúdos, o entendimento sobre a matéria se torna mais amplo e alcançável.

Além disso, contextualizar a matéria com acontecimentos do mundo atual permite aos alunos se manterem atualizados e antenados com as notícias e a evolução da sociedade.

Abra espaço para uma aula de dúvidas

É muito importante que todos os alunos aprendam plenamente o conteúdo antes que o professor passe para o próximo tópico. Abrir espaço para uma aula no qual os alunos possam tirar dúvidas, rever conteúdos e perguntar sobre qualquer parte da matéria que não foi compreendida é muito importante para a evolução da aprendizagem.

É crucial que os alunos se sintam confortáveis para tirarem suas dúvidas, então caso não haja esse conforto, promover a conversa privada através de e-mails ou vídeos conferências também é uma opção.

Receba feedbacks

Um bom indivíduo é aquele que está aberto a críticas construtivas, para que ele possa evoluir e crescer como profissional e pessoa. Promover formulários para que os alunos possam expressar suas opiniões sobre as aulas, a maneira no qual o conteúdo é passado e o próprio jeito que o professor ensina é um ponto importante na vida de um professor.

Os feedbacks tem a capacidade de fazer com que o professor entenda o que ele pode mudar em suas aulas e como melhorar o seu método de ensino. Além disso, estes feedbacks também ajudam o educador a entender quanto da matéria seus alunos aprenderam durante um período de tempo.

Intervalos e recessos

Uma prática muito importante para o ambiente virtual é a concessão de intervalos e recessos para os alunos. É sobre entender as necessidades dos estudantes, fornecendo uma melhor experiência que os ajude a entender o curso da melhor maneira possível.

Assim, os descansos previnem os alunos da saturação e evitam com que eles desistam de estudar.