Learning Management System
End-to-end solution for learning and teaching
Assessments
Create high quality assessments with minimal effort
Fee Management
All the fee management tools you need under a single roof
Student Information System
All your student data at your finger tips in one click
Admission Management
Seamless lead management and admission process digitization
Exam Planner
Plan exams and share schedule seamlessly with all students and teachers
Report Card
Customize, create, download and print your school’s digital report card
Teachpay
Collect school fees in advance and get visibility into your cashflow
Student Tracking System
Keep track of student information, performance, bus-location and attendance.
Teachsmart
Launch NEP Compliant 21st Century Skill Courses

Como tornar as aulas online mais interessantes - dicas para professores virtuais

Os modelos de aprendizagem vêm sendo reinventados para adaptarem-se às diversas mudanças que têm acontecido pelo mundo. Desde o início da pandemia do Coronavírus, a adesão à metodologia de ensino virtual vêm crescendo exponencialmente, agradando uma grande parcela da população.

Apesar da facilidade e praticidade que o ensino à distância nos traz, muitos professores se preocupam com o engajamento de seus alunos nas aulas virtuais. Afinal, como deixá-los interessados na presença de tantas distrações à disposição? Esse questionamento tem sido cada vez mais frequente.

Hoje, contamos com diversas ferramentas e metodologias de ensino que permitem uma melhor experiência para os alunos nas aulas virtuais. Pensando nisso, listamos aqui algumas práticas e caminhos para tornar as aulas online mais interessantes:

Promova a participação dos estudantes

Permitir aos estudantes que interajam frequentemente com as aulas virtuais tem o poder de torná-los mais engajados. Compartilhar o conteúdo previamente às aulas para que os alunos estudem e deixá-los expressarem sua opinião em sala é uma ótima maneira de fazer com que eles falem e se abrem mais. Inicie debates, quizzes, discussões e quaisquer atividades que os permitam expor seus pensamentos.

Garantir que todos os alunos se sintam envolvidos pelas atividades também é importante. Assim, o desejo de participar das discussões em aula irá aumentar em cada um deles. Isto garante que os alunos estudem, absorvendo todo o conteúdo, para que assim participem plenamente das aulas.

Além disso, trabalhos coletivos como esses têm a capacidade de estimular os alunos a respeitarem as diferenças e trabalhar com diferentes pontos de vista, além de desenvolver a escuta ativa. Estas atividades também fortalecem a prática da argumentação e permitem que os alunos aprendam a viver melhor em sociedade.

Abuse dos conteúdos de mídia disponíveis online

A internet conta com uma imensa gama de conteúdos disponíveis, seja grátis ou por um preço acessível. E uma aula com ricas e diversas fontes de conteúdo é sempre mais interessante. Isso porque as imagens, quando em movimento, tem a capacidade de prender a atenção do telespectador.

Dessa forma, explorar e aprofundar-se em conteúdos como filmes, séries, livros, revistas, fotografias, música, literatura, artes e etc. pode transformar as aulas online.

Além disso, indique atividades extracurriculares

Além dos professores, o avanço da aprendizagem também depende de leituras particulares e estudos complementares. Ao indicar materiais complementares aos alunos, eles terão mais incentivo para buscar entender sobre o assunto que lhe foi passado em aula.

Além disso, os materiais extracurriculares dão aos alunos o poder de escolher a maneira no qual sentem mais facilidade de aprender o conteúdo. Seja por filmes, documentários ou livros.

Contextualize e exemplifique

Acredita-se que todo indivíduo aprende mais rapidamente ao relacionar assuntos estudados com situações vividas em seu cotidiano. Ao criar esta conexão exemplificando os conteúdos, o entendimento sobre a matéria se torna mais amplo e alcançável.

Além disso, contextualizar a matéria com acontecimentos do mundo atual permite aos alunos se manterem atualizados e antenados com as notícias e a evolução da sociedade.

Abra espaço para uma aula de dúvidas

É muito importante que todos os alunos aprendam plenamente o conteúdo antes que o professor passe para o próximo tópico. Abrir espaço para uma aula no qual os alunos possam tirar dúvidas, rever conteúdos e perguntar sobre qualquer parte da matéria que não foi compreendida é muito importante para a evolução da aprendizagem.

É crucial que os alunos se sintam confortáveis para tirarem suas dúvidas, então caso não haja esse conforto, promover a conversa privada através de e-mails ou vídeos conferências também é uma opção.

Receba feedbacks

Um bom indivíduo é aquele que está aberto a críticas construtivas, para que ele possa evoluir e crescer como profissional e pessoa. Promover formulários para que os alunos possam expressar suas opiniões sobre as aulas, a maneira no qual o conteúdo é passado e o próprio jeito que o professor ensina é um ponto importante na vida de um professor.

Os feedbacks tem a capacidade de fazer com que o professor entenda o que ele pode mudar em suas aulas e como melhorar o seu método de ensino. Além disso, estes feedbacks também ajudam o educador a entender quanto da matéria seus alunos aprenderam durante um período de tempo.

Intervalos e recessos

Uma prática muito importante para o ambiente virtual é a concessão de intervalos e recessos para os alunos. É sobre entender as necessidades dos estudantes, fornecendo uma melhor experiência que os ajude a entender o curso da melhor maneira possível.

Assim, os descansos previnem os alunos da saturação e evitam com que eles desistam de estudar.



Name must have atleast 3 characters
School name must have atleast 3 characters
Phone number must have atleast 7 digits and atmost 15 digits
Please select a role