A otimização do método de aprendizado no ambiente virtual

A otimização do método de aprendizado no ambiente virtual

  • Teachmint
    Teachmint

O ensino online, com o passar dos anos, trouxe diversas vantagens para o estudante, como a autonomia de estudar o conteúdo onde e quando quiser. Isso beneficia, sobretudo, uma imensa gama de alunos e alunas que preferem e necessitam da modalidade de ensino à distância. O ambiente virtual de estudo é capaz de desenvolver a responsabilidade e o comprometimento dos estudantes, tornando-os mais dedicados em suas tarefas diárias.

Porém, para muitos indivíduos, estudar à distância pode ser um desafio. Muitas das vezes, distrações e a falta de motivação podem ser os principais agentes causadores. Mas não se preocupe! É algo normal enfrentar dificuldades ao começar algo novo.

Por isso, separamos algumas dicas de como otimizar o método de aprendizado no ambiente virtual:

Monte uma agenda

Para o estudo em um ambiente virtual de aprendizagem é preciso organização. Uma dica para um ótimo começo é adotar uma agenda. Com esta ferramenta, o aluno é capaz de anotar eventos importantes do seu curso como:

  • A data de provas e avaliações;
  • Horários de suas aulas ao vivo;
  • Além de informações importantes como o contato de seus professores online.

As agendas podem ser físicas ou virtuais. Porém, encontram-se na internet dezenas de plataformas que ajudam os alunos a montarem suas próprias agendas e ainda possuem um sistema de notificações, lembrando aqueles mais esquecidos de suas tarefas mais importantes.  

Livre-se de distrações

As distrações podem ser uma das principais causas pela qual o aluno apresenta dificuldades ao estudar online. As redes sociais, por exemplo, parecem tentadoras quando estão apenas a um clique de distância.

Atualmente, os mais novos smartphones contam com funções que permitem ao usuário configurar o recebimento apenas de mensagens caracterizadas mais “importantes”. Se usadas as funções direito, o aluno conseguirá livrar-se de notificações indesejadas de redes sociais que podem distraí-los de uma rotina de estudos. E para aqueles com algum smartphone mais antigo, o bom e velho uso do “modo avião” também é uma ótima alternativa.

Além disso, é de extrema importância que o aluno evite interrupções de seus familiares ou colegas de apartamento. Ao estudar, peça a seus companheiros para que não interrompam o seu processo de aprendizagem.

Estude em um ambiente tranquilo e organizado

A organização de uma agenda não é a única necessária para a efetividade do processo de aprendizagem. Estudar em um ambiente tranquilo, sem a presença de barulhos externos como o de uma TV ou a movimentação de carros na rua, pode ajudar o aluno a absorver mais facilmente o conteúdo.

A organização do local de estudos também é imprescindível. Estudar em local limpo e organizado permite ao aluno se concentrar nas aulas online.

Estabeleça metas diárias e realistas

O cumprimento de metas diárias tem a capacidade de dar ao aluno a auto satisfação. Porém, todo cuidado é pouco.

O principal segredo para o estudo online é respeitar o seu próprio tempo de aprendizado. A balança entre quantidade e qualidade de conhecimento deve sempre estar em pauta para um aluno. Não prometa ler um livro de 1000 páginas em apenas um dia, ou então estudar por dez horas seguidas sem parar.

Respeitar os limites do corpo e da mente traçando metas realistas - que podem ser cumpridas - é essencial para um ótimo aprendizado.

Estude, porém descanse

Muitos alunos usam um método conhecido como método Pomodoro. A técnica consiste no estabelecimento de um tempo para o descanso a cada período de tempo que foi usado para estudar.

Por exemplo, utilizando o método Pomodoro a cada uma hora de estudos o aluno poderá descansar de 10 a 15 minutos.

Mas é claro, use esse tempo para descansar a mente! Procure livrar-se de estímulos como os smartphones durante seu descanso. Use essa pausa para comer algum lanche, ir ao banheiro e esticar as pernas.

Leve uma vida saudável

Outro principal vilão, que é um desafio para os alunos, é a falta de motivação para estudar. Muitas das vezes, este é um problema gerado pelo modo de vida dos estudantes que não é considerado muito saudável.

Primeiramente, uma boa noite de sono é essencial. É ela que irá regular os seus níveis de atenção no dia posterior. Procure dormir a quantidade de horas recomendada por médicos e especialistas, que geralmente varia entre seis e oito horas de sono.

Em segundo lugar, uma alimentação saudável também é muito importante. Garante que sua alimentação contenha todos os nutrientes necessários para o bom funcionamento do seu corpo.

E por último, mas não menos importante, pratique exercícios físicos! São eles os responsáveis por dar energia ao seu corpo, aumentando seus níveis de atenção e concentração.

Com diversas vantagens disponíveis, por que não começar com uma vida saudável?