Learning Management System
End-to-end solution for learning and teaching
Assessments
Create high quality assessments with minimal effort
Fee Management
All the fee management tools you need under a single roof
Student Information System
All your student data at your finger tips in one click
Admission Management
Seamless lead management and admission process digitization
Exam Planner
Plan exams and share schedule seamlessly with all students and teachers
Report Card
Customize, create, download and print your school’s digital report card
Teachpay
Collect school fees in advance and get visibility into your cashflow
Student Tracking System
Keep track of student information, performance, bus-location and attendance.
Teachsmart
Launch NEP Compliant 21st Century Skill Courses

As melhores metodologias de ensino para o ambiente virtual

Cada ser possui e apresenta uma maneira própria de aprender e a forma individual de adquirir conhecimento pode ser definida como um estilo de aprendizagem.

A obtenção do conhecimento irá variar de acordo com a facilidade e a aptidão que um indivíduo tem ao lidar com uma das formas de aprender. Por exemplo, uma criança pode aprender um conteúdo com mais facilidade através de canções, outra através da leitura e assim por diante.

Com tantas formas de aprendizagem, todo o conteúdo precisa ser organizado em metodologias de ensino.

As metodologias de ensino são formas de organizar a aprendizagem do aluno para que ele possa obter um melhor desempenho. Trata-se de encontrar a melhor maneira com que os alunos absorvam, plenamente, o conteúdo.

O ambiente virtual revolucionou a forma como podemos obter conhecimento, mudando os processos de ensino e encurtando distâncias. Os cursos online surgiram para suprir uma necessidade, cumprindo a demanda daqueles que precisam desta modalidade de ensino. Nessa via, as metodologias de ensino precisam evoluir conforme o cenário da educação também evolui.

Logo, como definir o melhor método de ensino para o ambiente virtual ao enfrentar indivíduos que aprendem de maneiras diferentes?

Primeiramente, quais as formas de metodologia de aprendizagem?

  • Método de aprendizagem interativo: Trata-se do método onde há uma comunicação entre alunos, ou aluno-objeto, como por exemplo o uso de jogos, questionários e desafios.
  • Metodologias ativas: Trata-se do método onde o aluno é o maior responsável pelo conteúdo aprendido através da participação e interação com o ambiente. Tem como exemplos projetos em grupo, debates e etc.
  • Metodologias passivas: Trata-se do método onde o aluno acompanha conteúdos expositivos como aulas, palestras e seminários.

Agora, como essas metodologias podem ser aplicadas no ambiente virtual?

  • Metodologia do estudo guiado

Esta metodologia segue o método de aprendizagem interativo. Através do estudo guiado, o aluno é exposto a diversos conteúdos pré-selecionados pelo professor virtual tendo o poder de escolha sobre o que mais lhe interessa. Sendo assim, o aluno terá um papel autônomo no processo de aprendizagem.

Através deste processo, o aluno poderá ser capaz de estudar o conteúdo previamente a aula virtual. Ao estudar antes das aulas, os alunos poderão contribuir com o ensino tornando a aula mais interativa e dinâmica.

Este método é uma ótima alternativa para fugir da metodologia passiva de ensino onde os alunos acompanham o professor expondo conteúdos tornando uma aula monótona e unilateral.

O material pré selecionado irá conter diferentes tipos de conteúdo, como por exemplo documentários, jogos, projetos e etc. Caberá ao aluno escolher o material no qual apresenta mais facilidade para aprender a matéria.

E é claro, o material disponibilizado não é avaliativo, não valendo nenhuma pontuação. A metodologia do estudo guiado serve para que o aluno absorva conteúdos da melhor maneira e ainda se divirta com o aprendizado.

  • A metodologia da autoaprendizagem

A autoaprendizagem segue o modelo de uma metodologia ativa. Como o próprio nome sugere, o aluno tem a liberdade dos seus estudos. Nesse método, os alunos são responsáveis por escolherem quando irão estudar. O cumprimento de horários pré-estabelecidos não é necessário, desde que o aluno estude todo o conteúdo disponibilizado. Através da autoaprendizagem, o aluno é exposto a conteúdos previamente selecionados pelo professor, como por exemplo vídeos, artigos, livros e etc. todos disponibilizados online.

Este método leva em consideração o potencial crítico e de reflexão do aluno. É capaz de estimular o seu desenvolvimento e a sua capacidade de construção de conhecimento. Além de permitir ao aluno se aprofundar nos temas no qual foi despertado maior interesse.

Diferentemente do estudo guiado, a avaliação dos estudos é parte essencial da metodologia da autoaprendizagem. Ao decorrer do curso, o professor precisa garantir que o aluno está absorvendo o conteúdo previamente proposto. Logo, este método exige que o aluno preste exames para testar seu conhecimento. Geralmente os exames são compostos por provas e avaliações com perguntas discursivas.

  • A interdisciplinaridade

A interdisciplinaridade é uma ótima alternativa para os professores. Segundo o dicionário, interdisciplinar é um adjetivo que qualifica o que é comum a duas ou mais disciplinas ou outros ramos do conhecimento.

O professor virtual tem a capacidade de despertar o interesse de seus alunos através de um conteúdo interdisciplinar. Usando o método de aprendizagem interativo, o professor dá ao aluno a capacidade de, por exemplo, escrever um projeto sob a visão de uma matéria específica e de sua escolha.

Além disso, a interdisciplinaridade permite ao professor virtual criar diferentes tipos de avaliações, fugindo dos mesmos exames de sempre.



Name must have atleast 3 characters
School name must have atleast 3 characters
Phone number must have atleast 7 digits and atmost 15 digits
Please select a role