Como se tornar mais produtivo nas aulas online - dicas para alunos

Como se tornar mais produtivo nas aulas online - dicas para alunos

  • Teachmint
    Teachmint

Em um dos seus significados mais conhecidos, produtividade é a relação entre a capacidade de produção por um determinado período de tempo. Em outras palavras, para os alunos, seria o quanto você consegue estudar - absorvendo todo o conteúdo - no menor período de tempo possível - respeitando, é claro, seus limites.

Aumentar a produtividade nos estudos online é essencial. Aperfeiçoar seu rendimento é possível com a ajuda de bastante organização e foco, resultando em melhores desempenhos performados pelos alunos.

Porém, é importante ressaltar que produtividade não é sinônimo de passar dez horas do seu dia estudando ou realizando tarefas. A plena produtividade é resultado da execução de tarefas de maneira eficaz, respeitando prazos e o próprio tempo de descanso do seu corpo.

Então, como se tornar mais produtivo?

A produtividade e a concentração

Produtividade e concentração são conceitos que andam juntos. Sem a concentração para estudar e realizar as suas tarefas diárias, os seus níveis de produtividades serão extremamente baixos. E nós não queremos uma produtividade baixa, não é?

O foco é o principal fator para o sucesso. Mas como melhorar o foco?

  • Durma bem

Uma boa noite de sono é a responsável por todo o seu foco no dia posterior. É ela que irá definir os seus níveis de concentração e alerta, trazendo melhores resultados no seu desempenho diário. O ideal é que o período para dormir varie de seis a oito horas, dependendo da sua idade, de acordo com especialistas.

  • Se alimente bem

A boa alimentação é um dos principais fatores para a manutenção da concentração de um aluno. Ao realizar suas refeições, procure consumir produtos que contenham todos os nutrientes necessários para o bom funcionamento do corpo. Isso inclui: frutas, legumes, verduras.

E é claro, evite produtos industrializados e cheios de substâncias que podem lhe fazer mal à saúde.

  • Faça exercícios físicos

A realização de exercícios físicos traz diversos benefícios consigo. Fortalecimento da memória, prevenção de doenças e a melhora da saúde mental são alguns dos principais exemplos dos bens que se exercitar pode trazer.

Além de aumentar os seus níveis de concentração, exercitar-se te garante uma vida mais saudável.

  • Exercite a mente

Exercitar a mente é essencial para o seu bom funcionamento. Ao praticar exercícios, você poderá atingir elevados níveis de concentração e produtividade. Procure realizar atividades como ler livros e jogar jogos como palavras cruzadas.

Otimize sua organização

A organização é um dos principais fatores para o aumento da produtividade. Ao estudar em um ambiente organizado e sem distrações, o estudante poderá ter maior concentração para suas aulas em ambientes virtuais.

Portanto, aqui vão algumas dicas para melhorar sua organização:

  • Monte um cronograma de estudos

Estudos comprovam que ao estabelecer uma rotina, o seu corpo responde melhor às atividades diárias. Logo, montar uma rotina consistente, que você consiga realizar, é o primeiro passo para ser mais organizado(a).

Muitas das vezes, criar uma agenda é a principal ferramenta ao montar um cronograma de estudos. Com a agenda você será capaz de anotar o horário de suas aulas virtuais, os horários de monitoria e encontro com professores, além de outras tarefas diárias.

  • Assista suas aulas em um lugar limpo e organizado

O estudo online te dá a liberdade de estudar onde e quando quiser. Porém, estudar em casa não é sinônimo de estudar em um lugar sujo e mal organizado.

A limpeza e a organização são imprescindíveis para o aprendizado.  Manter-se em um lugar adequado para os estudos online é essencial para evitar distrações e focar no que o seu professor virtual está ensinando.

  • Defina prioridades e faça uma coisa de cada vez

Ao criar sua agenda, defina prioridades com seus trabalhos e projetos. Você, mais do que ninguém, precisa saber o que é mais urgente e o que fazer primeiro.

Procure priorizar projetos que estão mais perto de sua data de entrega, além de nunca deixar para começar projetos no dia anterior às suas entregas.

A produtividade e a auto-satisfação

A auto-satisfação é um grande motivo para você começar a ser mais produtivo. Muitos estudantes relatam que, ao otimizar a produtividade, se sentem mais dispostos e preparados para lidarem com futuras tarefas diárias.

Com a produtividade em alta, os estudantes se sentem úteis promovendo uma satisfação pessoal.

Então, com todos esses benefícios, por que não começar a ser mais produtivo?