Resoluções de Ano Novo para professores Virtuais.

Resoluções de Ano Novo para professores Virtuais

  • Teachmint
    Teachmint

Há menos de uma semana para o término deste ano e para o começo de 2022, milhares de pessoas já estão organizando suas resoluções de Ano Novo para o próximo ano. Como todo ano, o feriado representa a esperança de um mundo e de uma vida melhor. Não importa a sua tradição ou costume, desejar um futuro com mais qualidade é uma atitude unânime entre as diversas comunidades pelo mundo.

Além disso, o fim de ano também representa o momento ideal para você, professor, fazer um balanço anual dos seus acertos e erros em sala de aula virtual. Enquanto educadores, é seu trabalho traçar objetivos para os alunos durante o início do ano, levantando os conteúdos a serem trabalhados e as melhores estratégias para atingir estas metas. Logo, as resoluções de Ano Novo podem ser uma oportunidade para que você possa, a cada ano, melhorar como pessoa e profissional.

O balanço anual de seus acertos e erros é o momento ideal para você repensar sua vida: Como foi esse ano para você profissionalmente? Quais os objetivos que você atingiu? Quais não atingiu? Essas perguntas permitem que você realize uma faxina em sua vida.

Logo, como um professor virtual pode fazer resoluções de Ano Novo para crescer profissionalmente?

Primeiramente, identifique quais foram os problemas

Identificar os problemas é o primeiro passo para a evolução. Entender quais foram seus erros, o que te incomodou durante o ano e/ou os motivos pelo qual você não está satisfeito(a) é essencial para construir um plano de ação para o futuro.
O ideal é que você possa olhar para todas as áreas da sua vida: profissional, pessoal, financeira, amorosa e etc. pois problemas como esses podem afetar seu desempenho em sala de aula virtual como educador.

Depois, trace metas realistas

O próximo passo para ter sucesso em suas resoluções de Ano Novo é traçar metas realistas. De nada adianta prometer que você irá entrar na academia, quando na verdade você odeia aquele lugar.
Ao traçar metas que condizem com o que você pode fazer para alcançar seus objetivos, os níveis de frustrações para o próximo ano diminuem. E apenas isso já é considerado um ótimo benefício, pois a frustração é um dos principais fatores que levam uma pessoa a desistir.

Por último, lembre-se constantemente de suas metas

Milhares de resoluções de Ano Novo não são realizadas todos os anos pois acabam caindo no esquecimento das pessoas. Muitas das vezes porque não há nenhum mecanismo que as lembre dessas promessas.

Então, procure anotar suas metas em lugares visíveis como um bloco de anotações, seu computador ou o seu celular. Assim, lembrando-se constantemente que elas existem você poderá seguir os passos para um dia atingir essas metas.

Mas então, quais exemplos de resoluções de Ano Novo um professor pode fazer para o novo ano que se aproxima?

Sempre melhorar seu trabalho

Uma resolução que todo profissional deve ter, independente de sua área de atuação, é sempre melhorar seu trabalho se tornando um melhor profissional. Esta resolução exige dedicação, tempo e esforço, mas é claro que será muito recompensada no final.

Para os professores, uma dica seria pedir feedbacks aos seus alunos sempre ao final dos períodos. Assim, ao ouvir seus alunos dizendo no que você pode melhorar, o que mudar e o que manter, você poderá traçar metas para evoluir como profissional.

Procure ajudar mais seus alunos virtuais

Não importa qual a sala de aula virtual, sempre irão existir aqueles alunos que enfrentam dificuldades nas aulas por estarem passando por problemas pessoais. Ou então, aqueles tímidos o suficiente para não participarem ativamente das aulas.

Uma ótima resolução para os professores virtuais pode ser procurar ajudar mais alunos como estes. Converse privadamente com eles, mande e-mails, organize vídeo conferências. Muitas das vezes, perguntar se está tudo bem pode mudar o dia de alguém.

Aprenda novos conteúdos
Assim como os alunos, os professores virtuais também estão em constante aprendizagem. Formar-se em algum curso não é sinônimo para que você pare de adquirir conteúdo. Aproveite o novo ano que está por vir e procure aquele curso ou matéria que você sempre teve vontade de aprender.
Aulas de ioga, cerâmica ou até mesmo pintar quadros. Não importa qual a área, apenas siga sua vontade.

Ser ousado e perder o medo de errar
Hoje, a sociedade já está se afastando daquela imagem no qual o professor é o “sabe tudo”. Para o próximo ano, uma ótima resolução para você, professor, seria perder o medo de errar. Somos todos humanos e todos estamos passivos a cometer erros!

Invista em novos conteúdos, novas metodologias de ensino e ouse mais. Caso errar em algo que você esteja fazendo, amanhã será um novo dia para você tentar novamente.